As doenças cardiovasculares são responsáveis por aproximadamente 30 dos óbitos no Brasil, tornando-se a primeira causa de morte entre a população brasileira.
Para evitar sustos, a melhor conduta é a prevenção. E a alimentação exerce papel fundamental nesse sentido.
As sementes de chia e linhaça podem ser consumidas em vitaminas, sopas, saladas, com frutas e, ainda, para incrementar receitas de pães, tortas e cookies. São ricas em ômega-3, que auxilia no controle da pressão arterial, redução do colesterol total e LDL colesterol e na prevenção contra aterosclerose. As cápsulas de óleo de peixe conferem os mesmos benefícios ao organismo.
Rico em alicina, o óleo de alho possui potente atividade antioxidante. Impede que o colesterol se fixe na parede das artérias evitando o entupimento dos vasos. Aumenta a sua elasticidade, favorecendo a circulação e reduzindo a pressão arterial.
A lecitina de soja evita a formação de ateromas placas de gordura nas artérias. Em pasta pode ser usada como emulsificante nas receitas em substituição aos ovos, ou ainda, consumida na forma de cápsulas.
O chocolate amargo e o cacau possuem boas doses de epicatequinas e catequinas. De efeito antioxidante, elas reduzem a agregação plaquetária e auxiliam no controle do colesterol. Além disso, os flavonóides presentes nesses alimentos levam ao relaxamento dos vasos sanguíneos, podendo auxiliar na diminuição da pressão arterial.
O sal light também pode ser um bom aliado! Possui teor reduzido de sódio, que em excesso, pode aumentar o risco para hipertensão e doenças cardiovasculares.
DICA OPÇÃO: prepare um sal de ervas para usar em substituição ao sal refinado! Basta bater no liquidificador algumas ervas como alecrim, orégano, manjericão e salsinha, junto de 100g de sal light e colocar a mistura no saleiro. Além de reduzir o consumo de sódio, as ervas realçam o sabor, aroma e aparência dos alimentos e contém inúmeros compostos bioativos benéficos à saúde.