Aminoácidos são nutrientes que representam a fonte da vida.
As proteínas que constituem o corpo são formadas por 20 tipos de aminoácidos.
Os aminoácidos desempenham papéis ativos em vários segmentos, como na alimentação, esportes, cuidados médicos, cuidados estéticos, e cuidados com a saúde.
A deficiência de aminoácidos pode levar a distúrbios no crescimento, da nutrição e da função de vários órgãos e sistemas.
Entretanto, não há deficiência de aminoácidos em uma dieta completa e balanceada.
Os aminoácidos possuem as mesmas calorias da glicose, 4kcal/g.
No entanto, somente uma pequena quantidade de aminoácidos é absorvida dos suplementos de aminoácidos, portanto, é praticamente impossível ganhar peso devido a ingestão excessiva de aminoácidos.
Os aminoácidos ingeridos em excesso são quebrados e eliminados do corpo, não causando acúmulo nem dano perceptível.
No entanto, a ingestão excessiva de qualquer nutriente, incluindo os aminoácidos, sobrecarrega os órgãos do corpo, como o fígado e rins.
Os aminoácidos constituem as mioproteinas e atuam como fonte de energia durante o exercício. Portanto, os atletas utilizam aminoácidos para fins nutricionais e recuperação da fadiga. Os aminoácidos são absorvidos mais rapidamente do que as proteínas, logo sua suplementação pode ser feita facilmente durante a prática de esportes.
Os aminoácidos melhoram o efeito do exercício e atuam como matérias primas para os músculos, por isso os levantadores de peso e outros atletas fazem uso deles. Entretanto, apenas consumindo aminoácidos sem exercícios não resultará em aumento imediato de músculos.